Julho Neon: seu sorriso não tira férias
A boca é muito mais do que a porta de entrada para alimentos e bebidas: ela está diretamente ligada à saúde geral do nosso organismo. Tudo o que comemos, bebemos ou respiramos passa por ela, o que significa que negligenciar os cuidados bucais pode trazer consequências sérias para o corpo todo.
Problemas bucais, como inflamações e infecções, podem desencadear ou agravar doenças cardiovasculares. Além disso, dores, mau hálito e desconfortos no dia a dia são sinais claros de que a saúde da sua boca precisa de atenção.
E mesmo durante as férias, quando a rotina muda e o ritmo desacelera, é essencial manter os cuidados em dia. Que tal aproveitar o tempo livre para agendar a limpeza preventiva de toda a família? Com os planos Odonto Básico e Odonto Pleno da Copass Saúde, você tem acesso a esse cuidado semestralmente sem coparticipação.
Cada fase da vida exige um cuidado diferente
Você sabia que os cuidados com a saúde bucal variam de acordo com a faixa etária? As necessidades de um bebê não são as mesmas de um adolescente, adulto ou idoso. Conhecer essas diferenças é o primeiro passo para garantir um sorriso saudável em todas as fases da vida.
Primeira Infância
Antes do nascimento do primeiro dente de leite,já é indicado que os pais levem os bebês ao odontopediatra, para receberem orientações quanto aos hábitos e cuidados com a saúde bucal.
Adolescência
Essa é uma fase cheia de mudanças, inclusive na saúde bucal. É comum o uso de aparelhos ortodônticos, que exigem mais atenção com a escovação e o uso do fio dental para evitar acúmulo de placa, cáries e gengivite. A conscientização e o acompanhamento profissional são essenciais.
Adultos
A rotina corrida não pode ser desculpa para deixar os cuidados de lado. Escovar os dentes corretamente e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia são hábitos indispensáveis. Evitar o cigarro é fundamental: além de causar mau hálito e escurecimento dos dentes, o tabaco está diretamente relacionado a casos de perda dentária e câncer bucal. Dentes que já passaram por restauração devem ser reavaliados periodicamente para identificar sinais de infiltração, fraturas ou desgaste do material restaurador, evitando complicações que podem comprometer a saúde do dente.
Idosos
Na terceira idade, as visitas ao dentista devem ser mais frequentes, pois aumentam os riscos de cáries, gengivite, sensibilidade e xerostomia (a conhecida “boca seca”). Quem usa próteses também precisa manter os mesmos cuidados de higiene, inclusive com o uso diário do fio dental.
| A regra vale para todas as idades: visitas regulares ao dentista Independentemente da fase da vida, é recomendado fazer uma consulta preventiva a cada 6 meses — com avaliação, limpeza e orientações personalizadas. |
Por meio dos planos Odonto Básico e Odonto Pleno, você tem limpeza preventiva de 6 em 6 meses sem coparticipação!
Quem é de Belo Horizonte ainda conta com os dentistas da nossa clínica de Atenção Primária à Saúde, no bairro Santo Antônio, sem coparticipação!
📍 Endereço: Rua Mar de Espanha, 353 – Bairro Santo Antônio – Belo Horizonte/MG |
⏰ Horário: Segunda-feira à sexta-feira de 07h às 19h
📞 Telefone: (31) 2117-6852