Virtual Beneficiário Virtual Credenciado Virtual Conselheiro

Apoio para enfrentar os riscos psicossociais no trabalho

03/06/2025

O ambiente e a realização das tarefas diárias podem ser fonte de adoecimento mental, quando não oferecem ao trabalhador condições favoráveis. É papel da ergonomia identificar as dificuldades e atuar pela promoção da saúde e bem-estar de todos dentro da organização.

Uma atualização da Norma Regulamentadora (NR-01), que trata dos riscos ocupacionais, incluiu a obrigatoriedade da gestão, por parte das empresas, dos riscos psicossociais que afetam seus trabalhadores. A exigência entra em vigor a partir de maio de 2026, mas, na verdade, o que se pretende com isso é dar destaque e fortalecer ações que já fazem parte do trabalho desempenhado pela ergonomia, cujo objetivo é propor melhorias para maior conforto do empregado, preservando sua saúde física e mental.

Em entrevista, a fisioterapeuta e ergonomista, Aline Lacerda, líder da equipe de Promoção da Saúde e Bem-Estar da GNSS – Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Copasa, fala sobre a importância da identificação dos riscos psicossociais no ambiente de trabalho e o que vem sendo desenvolvido para o seu enfrentamento.

O que são riscos psicossociais no trabalho?

Os riscos psicossociais envolvem as questões referentes à execução das tarefas, aos relacionamentos e ao ambiente que podem ter impacto negativo na saúde mental e emocional do trabalhador. São exemplos desses riscos: sobrecarga de trabalho, falta de controle e autonomia para desenvolver as funções, falta de suporte, divisão inadequada de tarefas, comunicação deficiente, conflitos interpessoais, assédio moral, entre outros. Esses fatores podem levar a estresse crônico, ansiedade, depressão, esgotamento profissional, além de consequente adoecimento físico. 

Quais as vantagens do enfrentamento dos riscos psicossociais?

Um ambiente de trabalho saudável traz benefícios para todos. Quando a empresa foca em reduzir ou amenizar os riscos psicossociais, os resultados se refletem em mais saúde mental e física para o trabalhador, mais qualidade de vida, melhores resultados individuais e coletivos, maior concentração e satisfação com o trabalho. Para a organização, isso diminui o absenteísmo e o presenteísmo, aumenta a produtividade e a qualidade dos serviços realizados.

Como a ergonomia atua na identificação e mitigação desses riscos?

O trabalho da ergonomia é realizado em campo, acompanhando o dia a dia do empregado em suas atividades e observando todas as questões relativas à sua interação com o ambiente de trabalho. Isso inclui as condições biomecânicas, ligadas à movimentação e esforço físico; mobiliários e equipamentos; organização do trabalho; e as demandas psicossociais e cognitivas, que dependem de um olhar mais atento e profundo.

Se é identificada uma questão que é pessoal e não tem relação com o trabalho, esse empregado é direcionado para acompanhamento com a equipe de psicologia da GNSS, que faz os devidos encaminhamentos. Quando a demanda diz respeito ao trabalho, é feita uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) para que se encontre uma solução que modifique as condições que podem estar causando algum tipo de adoecimento. Essas melhorias visam a impactar todos que executam aquela atividade, afinal, se um membro de uma equipe apresenta desconforto e adoecimento mental devido às condições de trabalho, os outros também correm risco de serem afetados da mesma forma.

Na prática, como os riscos psicossociais são identificados?

Além da observação em campo, sempre ouvindo o empregado em todos os níveis de atuação, a equipe responsável pela ergonomia dentro da Copasa utiliza ferramentas que são aplicadas durante as avaliações ergonômicas. São dois tipos de questionário:

. JSS (Job Stress Scale): mensura o estresse gerado a partir das demandas, controle e apoio social no trabalho;

. ERGOS: avalia quantitativamente as exigências cognitivas e a carga mental geradas pelo trabalho.

Esses questionários vêm sendo aplicados de forma crescente, alcançando, prioritariamente, os cargos que apresentam maior absenteísmo. Os resultados gerados nas avaliações definem o grau de risco psicossocial de cada ambiente e norteiam as ações propostas para mitigação desses riscos. Esses resultados são encaminhados para as gerências responsáveis.

Quais são as estratégias de apoio oferecidas pela Copasa?

A Copasa conta com iniciativas e programas já consolidados, que servem de apoio ao enfrentamento dos riscos psicossociais. Programas como o serviço de Telepsicologia, que oferece consultas agendadas e plantão 24 horas a todos os empregados; o atendimento psico-ocupacional, que acolhe e orienta o empregado, encaminhando-o, quando necessário, para o devido tratamento; o PASA – Programa de Prevenção e Atendimento ao Sujeito em Relação ao Álcool e às Drogas; além de outros projetos e ações desenvolvidos pela GNSS para promover o bem-estar emocional e mental dos empregados.

Como o trabalhador pode colaborar para a identificação e resolução dos riscos psicossociais?

Os riscos psicossociais nem sempre são fáceis de ser percebidos por quem está sofrendo com eles. Muitas vezes, o empregado não identifica as situações, mas apresenta comportamentos e sintomas característicos, até mesmo físicos. Por isso é tão importante que todos entendam o que são os riscos psicossociais e saibam que existem formas de combatê-los e apoio para isso.

Ao identificar qualquer situação que possa vir a causar algum adoecimento físico ou mental, o empregado pode buscar a ajuda da equipe da GNSS. O contato pode ser feito através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (31)3250-1116.

Esse conteúdo foi produzido por meio do convênio Saúde em Dia, uma parceria entre Copass Saúde e GNSS – Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho da Copasa.

Leia também

Os benefícios da estimulação precoce na prematuridade

O estímulo adequado e no momento oportuno, realizado por equipe multidisciplinar e com o apoio da família, permite...

25/11/2025

Programe sua doação de sangue

Festas de fim de ano, feriados prolongados, férias são períodos em que os estoques dos bancos de sangue ficam em...

04/12/2025

Cuidados essenciais para evitar o pé diabético

Toda pessoa com diabetes precisa ter atenção especial à saúde dos seus pés, que são um ponto frágil da doença e...

18/11/2025