Copass Saúde se destaca no 27º Congresso Internacional da Unidas
Foram dois projetos selecionados para o Prêmio Unidas, além do lançamento de três manuais técnicos
Entre os dias 27 e 29 de novembro, a Copass Saúde reafirmou sua posição de referência na saúde suplementar brasileira durante o 27º Congresso Internacional da Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, em Florianópolis, Santa Catarina.
O evento recebeu 53 palestrantes nacionais e internacionais, 2.160 congressistas, 100 instituições filiadas, além de instituições não filiadas, prestadores de serviços e empresas do setor de saúde suplementar.
PRÊMIO UNIDAS
Dois projetos da nossa operadora foram selecionados para o Prêmio Unidas, com exposição em stand exclusivo durante todo o evento.
“Paperless: inovação e mudança de mindset por uma operadora socioambientalmente responsável”, projeto escrito por Victor Neri, Marta Benevides e Nayara Gomes, do nosso Núcleo de Apoio Administrativo, mostra como a Copass Saúde reduziu 70% das impressões em papel em apenas 6 meses.
Já Aline Carvalho e Polyana Duarte, do nosso Núcleo de Rede Credenciada, responsáveis pelas negociações de OPME (órteses, próteses e materiais especiais), se uniram à Cristiane Sales, fonoaudióloga consultora da Copass Saúde, para o projeto “Garantia da integralidade no atendimento ao beneficiário da Copass Saúde com perdas auditivas: assistência e cuidado especializado no fornecimento de aparelho de amplificação sonora individual”. O projeto mostrou como o trabalho personalizado e especializado da Copass Saúde na área de OPME dobrou o número de aparelhos adquiridos anualmente de 2012 a 2023 e reduziu 20% no custo médio por aparelho no mesmo período.
LANÇAMENTO DE MANUAIS TÉCNICOS
Colaboração e conhecimento compartilhado são as grandes chaves das Comissões Técnicas da Unidas, que somam 573 membros, de 74 filiadas, em 15 grupos. Atualmente, a Copass Saúde tem colaboradores em 05 comissões, que participam de reuniões e treinamentos mensais.
Desde janeiro de 2024, as comissões trabalharam no desenvolvimento de manuais técnicos, guias que buscam direcionar todo o mercado da saúde suplementar em diversas áreas operacionais. Durante o congresso, foram lançados três manuais que contaram com a experiência e colaboração de representantes da Copass Saúde.
> Manual de Comunicação para Operadoras de Autogestão
Bianca Esteves e Dandara Campolina, da nossa Assessoria de Comunicação, foram responsáveis pela elaboração do capítulo 4 do Manual de Comunicação para Operadoras de Autogestão, com um guia completo sobre 20 canais de comunicação e a importância de integrá-los em um ecossistema eficiente.
> Manual Promoprev na Prática
Fernanda Teixeira, da Gerência de Gestão de Saúde, foi responsável pela revisão dos conteúdos e pelo desenvolvimento do Capítulo 4 do Manual Promoprev na Prática, no qual são detalhados o monitoramento de indicadores e a gestão de programas. Já Sandra Duarte, do Núcleo de Saúde, foi responsável pelo desenvolvimento do Capítulo 2. Nesse capítulo, são apresentadas as ações e estratégias empregadas na otimização do Programa Vida Nova, com foco na melhoria contínua da assistência à saúde materno-infantil e o alinhamento às diretrizes do PROMOPREV – Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças da ANS.
> Manual de Governança para Autogestões
Lorena Metalia, da nossa Assessoria de Governança, Risco e Estratégia, participou da criação do Manual de Governança para Autogestões, um documento que visa estabelecer as diretrizes e procedimentos para a gestão eficaz e transparente das autogestões, assegurando a proteção dos interesses dos beneficiários e o cumprimento das normas legais e regulamentares aplicáveis.
O QUE DIZ A NOSSA EQUIPE?
| “Fazer parte de um projeto inovador e acolhedor na Copass Saúde é motivo de muito orgulho. A oportunidade de poder escrever sobre este projeto para o Prêmio Unidas, e ficar entre os classificados, trouxe o reconhecimento de um trabalho em equipe de muito sucesso, e ainda mais motivação para prosseguirmos fazendo o melhor em busca de uma assistência cada vez mais qualificada aos nossos beneficiários”. Aline Carvalho, especialista de OPME da Copass Saúde |
| “Fiquei muito feliz em participar da elaboração do Manual de Comunicação para Operadoras de Autogestão, pois acredito que a comunicação é uma poderosa ferramenta para fortalecer o vínculo entre as empresas e seus beneficiários. Meu objetivo foi contribuir para que as operadoras possam demonstrar seu valor, não apenas como prestadoras de serviço, mas como parceiras que acolhem e entendem as necessidades das pessoas. Adaptar a linguagem para o dia a dia dos beneficiários é sinônimo de acessibilidade e respeito, criando uma experiência mais humanizada. Essa experiência me motiva ainda mais a buscar formas de comunicar com eficiência e empatia, promovendo o cuidado com a saúde de forma cada vez mais inclusiva e significativa”. Bianca Esteves, assistente de comunicação da Copass Saúde |
| Faço parte da Comissão de Comunicação da Unidas há mais de 2 anos. Hoje, somos 40 comunicólogos de autogestões brasileiras de todos os portes. Como não há concorrência entre as operadoras, a troca de informações, conhecimento e experiências é riquíssima. Poucas vezes vi um grupo tão disposto e colaborativo. Quando surgiu a oportunidade de participar do Manual de Comunicação para Operadoras de Autogestão, não pensei duas vezes. E ver o trabalho pronto, lançado no 27º Congresso Internacional da Unidas, foi um momento importante de notoriedade para o nosso trabalho e para a Copass Saúde”. Dandara Campolina, assessora de comunicação da Copass Saúde |
Confira abaixo os registros da nossa equipe no evento:


