Amplie o conceito sobre a ergonomia e seus benefícios
O objetivo da ergonomia é propor melhorias para oferecer conforto e condições adequadas de atuação para o trabalhador, preservando tanto sua saúde física quanto mental. A fisioterapeuta e ergonomista Aline Lacerda, da Unidade de Saúde e Segurança do Trabalho da Copasa (USSS) explica as possibilidades de aplicação da ergonomia, os benefícios para o trabalhador e para a empresa e como cada um pode estar atento para que seu ambiente de trabalho seja saudável:
COPASS SAÚDE – O QUE É ERGONOMIA E COMO ELA PODE SER APLICADA?
Aline Lacerda – A ergonomia é a ciência que estuda a relação do homem com seu trabalho e, a partir da avaliação dessa relação, propõe estratégias para eliminar ou amenizar os riscos que podem causar prejuízos físicos e mentais ao trabalhador durante a execução de suas tarefas.
Sua implantação nas empresas é regulamentada pela Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17) e trata de intervenções nas questões relativas ao trabalho como:
. Biomecânicas, que envolvem tudo que é relativo a movimento e esforço físico como posturas para a realização do trabalho, levantamento de carga, repetitividade, entre outros;
. Mobiliários e equipamentos, que envolvem tanto a estrutura física para o trabalho e condições do ambiente quanto as ferramentas que o indivíduo precisa utilizar;
. Organizacionais, que são relativas à forma como o trabalho é organizado, como falta de pausas, metas excessivas ou difíceis de ser atendidas, ritmo intenso de trabalho, por exemplo;
. Psicossociais e cognitivas, que se referem a demandas cognitivas elevadas, como funções que exigem atenção permanente, memorização de muitas informações, entre outras.
Muitas vezes, a ergonomia não consegue eliminar as questões que geram desconforto ao trabalhador por serem inerentes à função exercida, mas ela deve tanto propor medidas para amenizar os riscos, como rotatividade de tarefas, pausas adequadas, quanto acompanhar os resultados das ações propostas.
COPASS SAÚDE- A AVALIAÇÃO ERGONÔMICA É GERAL OU INDIVIDUALIZADA?
Aline Lacerda – A ergonomia atua nas condições de trabalho que afetam a todos. Se uma pessoa pode adoecer por causa de uma situação no trabalho, outras também poderão adoecer. Assim, as propostas de melhoria irão beneficiar a todos que exercem a função. É claro que existem alguns casos que a questão pode ser individual, mas isso é detectado após avaliação ergonômica e pode ser direcionado para uma avaliação médica.
COPASS SAÚDE – QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ERGONOMIA PARA O TRABALHADOR E PARA A EMPRESA?
A ergonomia busca conforto e saúde para o empregado, através de um ambiente de trabalho mais saudável. As intervenções ergonômicas promovem a valorização profissional, prevenção de lesões, redução de estresse e doenças osteomusculares e, consequentemente, maior satisfação e motivação.
Para a empresa, isso traz mais produtividade, reduz faltas e afastamentos, fortalece as relações e o trabalho em equipe, melhora os resultados.
COPASS SAÚDE – O QUE O TRABALHADOR PODE FAZER NO SEU DIA A DIA PARA CONTRIBUIR COM AS QUESTÕES ERGONÔMICAS?
Aline Lacerda – A atenção e percepção da pessoa em relação ao que pode lhe causar algum desconforto ou lesão no trabalho é uma boa forma de prevenir lesões e adoecimento. O profissional precisa ter consciência do que pode ser incômodo na sua rotina para identificar as formas de amenizar os riscos. Para quem trabalha com o computador, por exemplo, a primeira coisa que se deve fazer antes de iniciar as tarefas é ajustar o posto de trabalho de forma adequada. Se há ferramentas ou condições no ambiente que estejam causando desconforto é importante comunicar à empresa para que sejam tomadas as providências necessárias.
Tem que fazer parte do processo de trabalho de cada um entender quais são os riscos que a sua função traz e quais as soluções possíveis para eliminar ou reduzir esses riscos. A partir disso, é fundamental adotar as soluções propostas como parte da rotina de trabalho e, sempre que necessário, buscar o diálogo com a empresa para aprimorar essa relação.